O formato de datas americano

Se há coisa que me irrita profundamente é o formato de data usado nos Estados Unidos da América. Mas aqueles gajos têm a mania que são os melhores em tudo, os mais inteligentes e tal e depois usam um formato que é mm-dd-yyyy ?!?!?!

Mas isto cabe na cabeça de alguém?!?! 04-05-2010 é 4 de Maio ou 5 de Abril? É que só de olhar para a data não sei em que formato está, certo?

O formato que TODOS devem usar é o yyyy-mm-dd porque é o único que permite, por exemplo, fazer ordenações que tenham lógica, por ser do maior para o mais pequeno, até porque esse é também o formato usado para as horas hh:mm:ss

É aceitável também que se use o velhinho dd-mm-yyyy mas este pode criar confusão com o anormal, imbecil e completamente inaceitável formato americano.

Ainda ontem comprei uma moldura digital para oferecer ao meu pai e qual é o meu espanto quando me deparo com a data no formato estúpido e sem possibilidades de alteração… Tive imediatamente de enviar a seguinte mensagem ao fabricante:

It’s unacceptable that this digital photo frame does not allow to change the date format.

It’s even more unacceptable that the default format id one that is completely useless. If I write 4/5/2010 can you tell me if it’s the 4th of May or the 5th of April?!?!

The world is not only USA, did you know?

In “normal” countries we use logical date formats like yyyy-mm-dd (bigger to smaller) or dd-mm-yyyy (smaller to bigger). This way you can ALWAYS know what is the date because you can detect the date format from the year position, instead of having to guess…

  1. Kinucris diz:

    ASesaehASeASeASE
    Os Americanos esquecem que nem todo o mundo é americano e está afim de adotar suas “regras” e costumes…

    Sempre envio e-mails aos fabricantes, e você fez muito em enviar em inglês!

    Tem de enviar em pt-br e se eles quiserem atender a todos seus clientes deveriam contratar um funcionário para traduzirem para o idioma deles! 😛

  2. Hudson diz:

    corresponde a escrita por extenso: july, 4th, 2010 = 07/04/2010

  3. Cristiano Taddei diz:

    Mais pequeno????? kkkkkkkkkk… Critica os americanos e não consegue sequer escrever seu português correto… Desculpe mas não aguentei… rsrsrs

    • Marco Almeida diz:

      Explique lá Cristiano qual é o problema em “mais pequeno”?

      Você escreve “escrever seu português correto” e vem corrigir-me? Bitch… please…

    • Raquel diz:

      Concordo!
      È ridiculo o que ele está fazendo falando que o FORMATO DE HORA, não é alguma ação sem nexo ou algum pensamento…. Repetindo: FORMATO DE HORA! Como ele pode ser tão idiota a este ponto…é o modo de ver as horas lá,se ele não gosta se afasta,não vê,mas RESPEITA! Acho que iria adorar ver um norte americano falando do nosso formato de hora ou das girias,não importa… Ele deve rever seus conceitos antes de recriminá-los,generalizando e falando que são os melhores em tudo e os mais inteligentes. Não concordo com a sua afirmação e outra, se eles têm esta fama é por algum motivo… Não dizendo que eles são certos em tudo, mas quem é perfeito? As pessoas só devem acusar alguem com base e quando elas são perfeitas neste quesito…. Desculpe ao autor a forma como estou falando…deve ser estranho para alguém que usa “mais pequeno”…. Devia saber mais sobre a nossa cultura em vez de crititcar a alheia. Se você não quer uma moldura no formato norte americano, não compre importado! Eles não vão mudar até porque vendem mais lá porque você não quer se dar ao trabalho de aprender, prefere criticar sendo que não vai te ajudar em nada…Por favor,quando for piblicar pense 20 vezes! O tempo que está pensando,não escreve besteiras!

      • Marco Almeida diz:

        «È ridiculo o que ele está fazendo falando que o FORMATO DE HORA, não é alguma ação sem nexo ou algum pensamento…. Repetindo: FORMATO DE HORA! Como ele pode ser tão idiota a este ponto…»

        É de data, Raquel… de data…

    • claudio diz:

      amigo, o cidadão é português e lá é correta esta expressão, nos aqui é que cada vez mais estamos dos distanciando da língua mãe e considerando como errada certas sentenças, como no caso desta, abrç

  4. Juvencio diz:

    mais pequeno está correto.
    o errado seria “mais menor”.

    Idiota do cara que foi tentar corrigir e acabou falando mais merda!

  5. Charles Araújo diz:

    Cristiano Taddei,

    Caso não tenha percebido, companheiro, o Marco Almeida me parece ser português( de Portugal ), ou, caso não seja, é de algum país que fala o português de Portugal( pt-PT ).

    Cagaste pela boca e perdeu uma enorme oportunidade de ficar quieto.

    Liga não, Marco… Aqui no Brasil infelizmente tem muitos idiotas assim, que se acham mais espertos que todo mundo.

    PS: Belo texto.

    Grande abraço!

  6. junior diz:

    Mesmo em português brasileiro “mas pequeno” está correto, é fato que se convencionou a utilizar “menor” pois a academia (daqui do Brasil pelo menos) julga redundante a primeira opção, mas não há nada na gramatica que o desabone, e fora do Brasil tanto lusófonos como Hispanófonos utilizam “mas pequeño”.

    Antes de agredir, pesquise!

  7. Paulo diz:

    Os EUA não obrigam ninguém a comprar seus produtos e não impõe nada. Porém, como eles são os únicos competentes a produzir algo útil no mundo fazem da forma que bem entendem. Brasileiro adora se aproveitar do trabalho alheio e depois ainda o criticar. Em outras palavras. Adora comer mortadela e arrotar peru.

  8. Ozéas diz:

    Kkkkkkkkkkkkkk. Rindo muito 😜

  9. Italo Gabriel diz:

    Vim aqui purq amanhã tenho prova de Inglês :v

  1. Não existem trackbacks para este post.

Comentar

Please copy the string Q1moZU to the field below: