Metropolitano de Lisboa no Foursquare

Comecei há algum tempo a colaborar activamente no GetSatisfaction do Foursquare reportando situações incorrectas em venues onde normalmente faço check in ou que vou encontrando pelo caminho.

Dada essa participação acabei por ser promovido a “Superuser 1” e tenho agora liberdade para fazer muitas das edições necessárias, exceptuando as relaccionadas com o “merge” de venues e categorização.

Decidi então usar esta posição, não para seguir os fóruns e ir efectuando correcções a pedido, apesar de estar à vossa disposição no twitter para qualquer pedido de correcção que tenham a fazer, mas sim para fazer correcções de uma forma mais intensiva e mecanizada. Na verdade é mais um trabalho de normalização do que de correcção per si.

O primeiro projecto a que me lancei foi a da normalização/correcção de todas as estações de metropolitano da cidade de Lisboa. Depois de recolhida a opinião de algumas pessoas que prezo no twitter, ficou decidido seguir o mesmo esquema de nomes utilizado no Metro de Paris: “Metro Nome da Estação [Linhas]”. No caso do Metro de Paris as linhas são numéricas, e não percebo porque não o são cá também, mas em Portugal são cores. Decidiu-se então usar as abreviaturas AM, AZ, VD e VR para as linhas Amarela, Azul, Verde e Vermelha.

As coordenadas GPS são, salvo algumas situações excepcionais, as oficias que o Metropolitano de Lisboa fornece ao Google para os seus mapas.

A correcção está completa, apesar de à data deste post continuarem a existir alguns duplicados já que o sistema de merge do Foursquare tem estado em manutenção nos últimos dias.

O resultado final é o seguinte:

Se é utilizador do Foursquare, por favor utilize estas venues e não crie duplicados.

Agradecimentos especiais ao João Neves pelo brainstorming em algumas decisões e ao Nuno Alexandre do Metropolitano de Lisboa pelo fornecimento de dados validados/oficiais.

Entretanto tenho estado a trabalhar também na normalização das Estações de Correios dos CTT, que é um trabalho sem fim, pelo que peço aos utilizadores que na necessidade de criar novas venues sigam o esquema: “CTT (EC Nome da Estação)”. Veja aqui alguns exemplos de Estações de Correios no Foursquare.

Agradecem-se os vossos comentários a este post. Dêm a vossa opinião e deixem também pedidos de correcções de venues do Foursquare.

Actualização 2011-04-12 20:05
Todas estações estão corrigidas e todos os duplicados ainda existentes foram eliminados!

  1. […] seguimento do trabalho de normalização das estações do Metropolitano de Lisboa, que já efectuei no Foursquare, decidi fazer o mesmo com o Metro Transportes do […]

Comentar

Please copy the string FUcYT7 to the field below: