Há já mais de uma semana que tenho vindo a reparar numa viatura “mal estacionada” na Av. 25 de Abril em Pinhal de Frades, pensando até que fosse propriedade do dono da moradia (transformada em centro de explicações) em frente a cujo portão a mesma se encontra.

carro_abandonado_3

carro_abandonado_4

Pensei, por variadas vezes, ligar para a PSP, já que a viatura se encontra praticamente em cima de uma passadeira e a 2 metros de um cruzamento, mas pensei “que se lixe, se calhar é do dono da moradia e ainda estou a chatear um vizinho”.

Hoje voltei a passar em frente e reparo que já tem um retrovisor em cima do capô. Como havia uma senhora a entrar na moradia parei e perguntei se a viatura era dela. Não é. Respondeu que está ali há mais de 1 semana, tendo sido abandonada quase no meio da via. A PSP foi chamada ao local e a única coisa que fez foi, a braços, mover a viatura mais para cima do passeio, para não estorvar o trânsito e aparentemente, com ferramentas fornecidas pela própria dona da moradia, abriram a viatura para remover algo que se encontrava no interior (desconheço exactamente o quê).

carro_abandonado_1

A senhora disse-me ainda que já tinha solicitado a remoção da viatura de frente do seu portão, mas que a PSP respondeu que não podia.

Não quis acreditar nesta situação e decidi ligar para a Divisão da Polícia de Segurança Pública do Seixal, pelas 8:57 da manhã de hoje, fazendo conta não saber mais pormenores, informei do veículo, indiquei que não sabia se se tratava de abandonado ou mal estacionado, ou se até seria do dono da moradia, mas que achava que não estava ali bem.

Resumidamente recebi as seguintes informações:

  • “Já temos conhecimento”
  • “O carro, avariado, foi abandonado no local pelo proprietário”
  • “O proprietário já foi contactado e diz que o vai buscar quando puder”
  • “A responsabilidade de recolher viaturas abandonadas é da Câmara Municipal”
  • “Carros abandonados na via há muitos, nós não os podemos recolher todos”

carro_abandonado_2

Ora acontece que segundo o código da estrada, uma viatura só é considerada abandonada passados 30 dias. Estamos portanto face a um estacionamento indevido (cuja resolução é responsabilidade de resolução é… da PSP).

E para já é isto: não há uma multa, não há bloqueio, não há reboque, não há nada!

O que há é um varrer de responsabilidades para baixo do tapete. (O que começa a ser normal aqui na aldeia, basta que os estacionamentos indevidos na minha rua são gloriosamente ignorados por todos os carros patrulha que aqui passam, apesar da existência de um parque de estacionamento com 70 lugares nas traseiras, quase sempre todos livres).

Actualização (14:30): Falei ao telefone com outra das proprietárias da moradia / centro de estudos que me referiu que já faz amanhã, 4ª feira dia 20, 3 semanas que esta situação se arrasta. Além disso no 1º dia que a PSP se deslocou ao local passou efectivamente uma multa, mas mais não fez apesar dos pedidos para a remoção da viatura de frente do portão.

Actualização (21 Julho, 22:20): A viatura foi rebocada… pela PSP.

reboque_psp
(Foto de Fábio Nunes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string tDEs6k to the field below: