Banheira de hidromassagem incendeia-se sozinha!

Mudei de casa há cerca de 2 meses, e nas últimas duas semanas por duas ou três vezes acordei a meio da noite com um barulho de um motor a trabalhar durante alguns segundos e depois desligava-se e portanto não percebi bem o que se passava nem de onde vinha o som.

Da última vez levantei-me imediatamente e deparei-me com algo inacreditávil: A banheira de hidromassagem a trabalhar sozinha! Ás 3 da manhã! Sem que ninguém a tivesse colocado a trabalhar, ali estava ela “alegre e contente” a trabalhar.

Desliguei obviamente no quadro da casa o circuito que alimenta a banheira e no dia seguinte contactei o construtor, que atenção não tem culpa nenhuma, que ficou preplexo com esta situação e prontamente contactou a empresa que forneceu e montou o equipamento.

Desde esse dia, na semana passada que tenho o circuito desligado no quadro e tenho já marcação da assistência técnica para verificarem a situação.

Até aqui tudo bem…

O relato que se segue não é um mito urbano! Não foi ninguém que me contou! Fui EU que vi com os meus próprios olhos!

Estive hoje a tarde toda num cliente, quando cerca das 18h uma das empregadas, que ao mesmo tempo é irmã da patroa, saiu do trabalho para ir para casa fazer o seu jantar de aniversário.

Estava eu a terminar uma instalação de um software, passados 15 minutos, quando liga essa tal pessoa para a irmã/patroa, uma cliente que considero uma pessoa amiga, a dizer que tinha a casa a arder.

A minha cliente saiu disparada, obviamente, e fiquei eu e mais outra empregada a pensar o que se teria passado. Acabamos por passado algum tempo também nós nos deslocarmos a casa da irmã da minha cliente, perto da estação dos comboios na Cruz de Pau, Seixal, e deparamo-nos com o aparato todo dos bombeiros.

Entretanto já estava tudo OK e lá subimos ao 3º andar…

O que aconteceu foi: a irmã da minha cliente, por volta das 18h15 quando abriu a porta de casa, onde não esteve ninguém todo o dia, deparou-se com a casa TODA preta e sinais de incêndio. Segundo os bombeiros, a banheira de hidromassagem deve ter começado a trabalhar sozinha e simplesmente derreteu toda a banheira, que é feita de materiais plásticos. Felizmente não houve um fogo com chama muito viva, mas os vizinhos dizem que já há cerca de 3 horas que sentiam um estranho cheiro a plástico queimado no prédio.

Entrei dentro da casa, e repito, VI COM OS MEUS OLHOS, uma casa de banho completamente vazia. No sítio da banheira de hidromassagem estavam apenas cinzas e restos de plástico derretido no chão.

Felizmente o fogo não se propagou, apesar dos fumos do plástico queimado terem re-pintado TODA a casa de preto, mesmo PRETO!

Moral da história e o meu conselho: Eu sei que existem 1001 sistemas de segurança, os dijuntores e diferenciais, etc… e que em 99.9999% dos casos isto não acontece, mas parece-me que é fácil ter alguma prudência neste caso. Se têm banheira de hidromassagem, desliguem o circuito que alimenta a mesma directamente no quadro de electricidade da casa. Liguem-no APENAS quando a quiserem utilizar! Eu vou fazê-lo certamente, principalmente porque, como referi em cima, já acordei mais do que uma vez com ela a trabalhar sozinha!

Vou contar esta história ao técnico que cá vier na semana que vem… Vamos ver qual vai ser a reacção…


UPDATE (2009-02-20 19:52): Depois de uma pesquisa no Google, descobri que já existiram outros casos semelhantes:

Junte-se à conversa

2 comentários

  1. Por incrivel que pareça, estou puto da vida com esse sistema, a minha ja aconteceu isso 2 vezes. A primeira ela começou a se ligar sozinha, ai tive que trocar o sensor, e semana passada novamente, estou providenciando ja para tirar a banheira, pois não tenho nem mais confiança de ter o motor da banheira ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string 1WbiGV to the field below: