SEMPRE fui, e sou, um fervoroso adepto dos serviços do Google, mas acho que as coisas estão a ir um pouco longe demais (se calhar porque me chega ao bolso… confesso…)
Esta mania de oferecer TUDO de forma gratuíta pode levar muitas empresas a simplesmente deixarem de ter clientes. Eu acho que se uma empresa, com a dimensão do Google, tem condições para oferecer serviços de qualidade o deve fazer e não se acanhar porque pode prejudicar empresas mais pequenas, o que não faz sentido é não haver rigorosamente regras de mercado!
A máxima do Google “Don’t be evil” parece apenas aplicar-se aos internautas e não ao resto da comunidade IT por esse mundo fora que tenta (sobre)viver com os rendimentos que tira da sua actividade.
Tudo isto porque…
…agora o Google também já oferece um serviço de criação de páginas Web, com gestão de conteúdos e tudo!
Mesmo que o argumento seja “ahhh… mas é para páginas pessoais… e tal… e não é em domínio próprio… e tal… e as empresas não vão utilizar este tipo de serviços… e tal…”, eu digo-vos… Não conhecem a realidade das PMEs portuguesas! Assim que as nossas PMEs se aperceberem disto, vamos passar a ver na parte de trás de muitas carrinhas, enquanto estamos na fila da ponte, coisas do género http://electrocanalizadoradosul.googlepages.com, garanto-vos!!!
Aliás… O Google já está a testar um serviço em que as empresas podem apontar o MX dos seus domínios para os servidores do Google e passam a usar o Gmail como email empresarial, com contas de 2Gb grátis para toda a organização. Duvidam que vai acontecer o mesmo com o Google Pages??
É uma alegria: http://pages.google.com
Estejam à vontade para usar esta imagem que fiz!
…realmente tens razão quando afirmas que as PMEs nacionais, pouco se vão importar, com alguns aspectos menos profissionais da sua presença online, desde que esta possa ser grátis.
O conceito em si não é mau, a internet é e deve ser algo grátis, acessível a todos, e sobretudo fácil de usar.
Evidentemente, para quem “nasceu”, usando o facto de esta maravilha da tecnologia não ser fácil de usar, e da maior parte das pessoas e empresas, pouco mais saberem que fazer consultas, serviço como este não são boa notícia.
Mas não te preocupes já…isto é Portugal. 99,9 % dos portugueses nunca ouviu falar nisso…90% dos internautas, tb nunca ouviu falar no google pages…o pessoa gosta é de gajas…lolll
O Office live também anda aí, e até oferece um domínio…e poucos ouviram falar nele…mas até eu já me inscrevi…já não vai faltar muito para q outros o façam tb.
Abraço…
é o world domination, e ainda bem tb sou um googliano, e realmente n tenho duvidas que o google fara parte do quatidiano das pessoas, veremos
O google foi útil para o crescimento da internet mas pode ficar perigoso.
Só vejo 1 empresa capaz de fazer frente e mudar o rumo dos acontecimentos é… a micro$oft. vamos ver o que acontece.
Muito obrigado ao Kultos por me trazer ao conhecimento o Office Live! 🙂
Realmente isso vai prejudicar muitas pessoas que vivem da criaçao de paginas web.
Acho que quem lida com internet vai ter que encontrar um jeito de ganhar dinheiro, minha dica é que quem faz informática busque um assunto que lhe interesse e lance um conteudo na net que interesse ao público e a publicidade. Ou seja faça mais do que simplesmente um layout porque esse é um trabalho mecanico e pouco intelectual, pouco personalizado. É que nem o cara que instala o chuveiro da sua casa, ele não pode achar que ninguem vai aprender aquilo, o google sacou isso e saiu na frente… ou seja daqui alguns anos qualquer pessoa vai saber fazer o layout de um site, o diferencial é o conteudo de cada um. Ou seja, pessoal que gosta de informatica, ofereça um conteudo sobre um assunto que estimule o conhecimento, seja um pensador e não meros tecnicistas.