Google Pages – O monopólio continua…

SEMPRE fui, e sou, um fervoroso adepto dos serviços do Google, mas acho que as coisas estão a ir um pouco longe demais (se calhar porque me chega ao bolso… confesso…)

Esta mania de oferecer TUDO de forma gratuíta pode levar muitas empresas a simplesmente deixarem de ter clientes. Eu acho que se uma empresa, com a dimensão do Google, tem condições para oferecer serviços de qualidade o deve fazer e não se acanhar porque pode prejudicar empresas mais pequenas, o que não faz sentido é não haver rigorosamente regras de mercado!

A máxima do Google “Don’t be evil” parece apenas aplicar-se aos internautas e não ao resto da comunidade IT por esse mundo fora que tenta (sobre)viver com os rendimentos que tira da sua actividade.

Tudo isto porque…

…agora o Google também já oferece um serviço de criação de páginas Web, com gestão de conteúdos e tudo!

Mesmo que o argumento seja “ahhh… mas é para páginas pessoais… e tal… e não é em domínio próprio… e tal… e as empresas não vão utilizar este tipo de serviços… e tal…”, eu digo-vos… Não conhecem a realidade das PMEs portuguesas! Assim que as nossas PMEs se aperceberem disto, vamos passar a ver na parte de trás de muitas carrinhas, enquanto estamos na fila da ponte, coisas do género http://electrocanalizadoradosul.googlepages.com, garanto-vos!!!

Aliás… O Google já está a testar um serviço em que as empresas podem apontar o MX dos seus domínios para os servidores do Google e passam a usar o Gmail como email empresarial, com contas de 2Gb grátis para toda a organização. Duvidam que vai acontecer o mesmo com o Google Pages??

É uma alegria: http://pages.google.com

Stop Google Page Creator!

Estejam à vontade para usar esta imagem que fiz!

Junte-se à conversa

6 comentários

  1. …realmente tens razão quando afirmas que as PMEs nacionais, pouco se vão importar, com alguns aspectos menos profissionais da sua presença online, desde que esta possa ser grátis.

    O conceito em si não é mau, a internet é e deve ser algo grátis, acessível a todos, e sobretudo fácil de usar.

    Evidentemente, para quem “nasceu”, usando o facto de esta maravilha da tecnologia não ser fácil de usar, e da maior parte das pessoas e empresas, pouco mais saberem que fazer consultas, serviço como este não são boa notícia.

    Mas não te preocupes já…isto é Portugal. 99,9 % dos portugueses nunca ouviu falar nisso…90% dos internautas, tb nunca ouviu falar no google pages…o pessoa gosta é de gajas…lolll

    O Office live também anda aí, e até oferece um domínio…e poucos ouviram falar nele…mas até eu já me inscrevi…já não vai faltar muito para q outros o façam tb.

    Abraço…

  2. Acho que quem lida com internet vai ter que encontrar um jeito de ganhar dinheiro, minha dica é que quem faz informática busque um assunto que lhe interesse e lance um conteudo na net que interesse ao público e a publicidade. Ou seja faça mais do que simplesmente um layout porque esse é um trabalho mecanico e pouco intelectual, pouco personalizado. É que nem o cara que instala o chuveiro da sua casa, ele não pode achar que ninguem vai aprender aquilo, o google sacou isso e saiu na frente… ou seja daqui alguns anos qualquer pessoa vai saber fazer o layout de um site, o diferencial é o conteudo de cada um. Ou seja, pessoal que gosta de informatica, ofereça um conteudo sobre um assunto que estimule o conhecimento, seja um pensador e não meros tecnicistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string B3GkUQ to the field below: