R.I.P. Max[PT]

À cerca de 3 anos foi iniciado o projecto do Emule nacional com um servidor e logo a seguir com o lançamento do cliente Emule conhecido como Bowlfish.
O objectivo era criar uma rede dentro da rede para restringir o tráfego a redes nacionais, de forma a ajudar a libertar os utilizadores de peer-to-peer das limitações de consumos impostas pela maioria dos ISPs nacionais.

Pouco tempo depois, foi adicionado um novo servidor à rede para ajudar a lidar com o explosivo crescimento da rede. E a rede foi crescendo até ao dia de hoje, com cerca de 43.000 utilizadores.

O projecto nunca foi comercial, sempre viveu das contribuições da equipa e de outros. A dimensão e a velocidade de crescimento atingida pelo projecto surpreendeu tudo e todos. Apesar disso, apenas com a ajuda de algumas contribuições de hardware para os servidores e muito trabalho de equipa para construir, gerir e manter os servidores.

As condições que permitiam a existência dos dois servers extinguiram-se, e os servers foram hoje desligados permanentemente.

A decisão não foi repentina, nem feita de cabeça quente. Embora os recentes acontecimentos com o Razorback tenham tido influência nesta decisão, não foi a única, nem sequer a mais importante. A decisão é no entanto final e irreversível.

Foi bom enquanto durou.

Mas nem tudo acaba hoje. O Forum da Mula da Cooperativa continua enquanto nos fôr possível mantê-lo.

🙁

Junte-se à conversa

6 comentários

  1. E assim foram á vida os dois (três) unicos servidores que eu usava… Alguem me indica um novo porque pareçe que emule para mim acabou 😐

    PS: O Forum da Mula é o melhor forum tuga de links ed2k, espero que continue a funcionar uns bons anos (ou meses) :$

  2. Pois,…. são as novas tendências.. Eu foi só por acaso que mudei de P2P.. Comprei um Mac e devido aos poucos recursos, decidi aventurar-me no LimeWire.. e tem sido muito bom.. Claro que não tem nada haver com a Mula..
    Abraços

  3. fogo… primeiro o razorback.. eu nem dei conta.. pensei que fosse por questoes de manutencao ou assim… mas ao fim de uns dias pumba os maxPT 🙁 eu so usava esses 3.. e fiquei sem nenhum.. a sorte e que ha por ai muitos mais servers e agora ando entre o DonkeyServer n1 e o n3 que dos que tenho sao os que tem mais gente.. se todos os que tavam no razorback 2 mudarem para estes isto vai tornar se ainda maior que o proprio razorback o foi um dia.. mas por mais que tentem.. a pirataria nunca vai deixar de existir.. havera sempre maneiras de partilhar 😀

  4. E triste saber que vivemos num mundo onde nao se pode partilhar. 🙂 Mas razorback vai voltar mesmo porque o servidor nao partilha ficheiros ilegar quem partilha sao os seu utilizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string 8HOZ7U to the field below: