Qual o pior site de e-commerce em Portugal? Pizza Hut!

O site de encomendas da Pizza Hut é sem dúvida o pior site de e-commerce em Portugal! E é uma pena!

A Iberusa ou Ibersol, ou lá como se chamam, não faz a menor ideia do negócio que está a perder com este site, porque seria sem dúvida um site muito útil e rentável se não fosse tão difícil usá-lo, melhor… se não metesse raiva usar!

Há uns tempos usava-o com regularidade, porque não tinha de telefonar e pagava logo com o cartão de crédito (na verdade MBNET) e pronto. Hoje lembrei-me de o usar de novo, e entretanto já não vivo na mesma morada e pensei que entretanto já não fosse o mesmo site, mas é! Conforme fui fazendo a encomenda fui comentando esta aventura pelo Twitter e depressa percebi que muita gente já tinha passado pelo mesmo e portanto deixado de usar o site.

Srs. da Pizza Hut: as vossas pizzas são bem mais caras do que as da concorrência e se ainda por cima têm um sistema de encomendas online que não funciona, então a perda de clientes é não só inevitável como real. Das duas uma: ou tiram isto do ar, ou façam um site a sério!

Vamos então a uma lista de algumas das coisas que estão mal:

  • É TODO em flash! E só isto seria razão para não necessitar de apontar mais defeitos. Mas o que raio passou na cabeça dos responsáveis para decidir que a sua loja online seria em flash. Em quantos milhares de euros foram enganados pela consultora que vos convenceu a fazer isto em flash?!? Aposto que lhes venderam a história de que é a última tecnologia, é moderno e tal… Amigos: Isto é uma loja online e não um site de jogos online, OK?
  • A navegação não é intuitiva. Aliás… qual navegação?
  • Até há pouco tempo não era possível escrever a arroba no campo de email quando se usava o Firefox, mas entretanto já resolveram.
  • Quando adicionamos items à encomenda isso não é perceptível e muitas vezes temos o reflexo de carregar de novo e portanto duplicar o item na encomenda. (Será de propósito?)
  • O site foi desenvolvido em flash.
  • A gestão de moradas é inacreditavelmente má! Muito má! Não se percebe como se alteram os dados e quando os tentamos alterar as coisas não funcionam. O nº de porta só aceita algarismos, o que impossibilita uma pessoa que viva num 6B por exemplo, ou mesmo em QUALQUER morada do Parque das Nações, de ser cliente Pizza Hut Online.
  • O site foi desenvolvido em flash.
  • A fonte utilizada é Comic-Sans, ou então uma qualquer prima ou enteada desta fonte, que foi a fonte mais utilizada por todos os maus sites dos anos 90!!! Tem má leitura! É feia! E com as cores que utilizaram então… Helvetica ou Arial ou Verdana, anyone?!?!
  • As scroll bars para navegar na lista de produtos não funcionam muito bem. Aliás, se o site estivesse bem desenvolvido estas scroll bars não deveriam existir. O browser já tem scroll bars sabiam??
  • O site foi desenvolvido em flash.
  • Porque raio acharam que era boa ideia que o visitante pudesse mover as várias caixas de conteúdos de um lado para o outro?
  • Já disse que não tem lógica nenhuma este site ser em flash?

PS: Não consegui acabar a encomenda online porque o site diz que a minha morada não era servida, o que não é verdade… Neste momento já estou a meter uma Cheeseham no bucho! Mas se calhar para a próxima compro Telepizza, boa?

Junte-se à conversa

6 comentários

  1. Epah acho que te esqueceste de um pormenor: O site é totalmente feito em flash!

    Agora que já tiramos isso do caminho junto-me aqueles que não usam o site porque simplesmente não me deixa meter o meu numero da porta (que tem uma letra). Isso e porque o site é todo feito em flash, algo que ainda não tinha sido mencionado.

    Mas a grande duvida é: das grandes cadeias nacionais qual é aquela que tem um site minimamente bom? Mesmo o jumbo que é dos menos maus tem o erro habitual na nossa praça de não funcionar se não colocares o www no inicio do url…

    Ah e já agora antes que me esqueça: que raio de paralisia cerebral terá sido a que aquela gente teve para fazer o site em flash?

    PS: já agora fica a nota. Os brilhantes autores desta obra são uma tal de Tecninet e uma tal de IBS (não confundir com o ISCTE Business School sff) por isso já sabem quem NÃO contratar. 🙂

  2. Não podia concordar mais com todas as questões mencionadas. Qualquer uma é mais pertinente do que a outra. No entanto, onde me parece que esta marca pode ser mais prejudicada é sem dúvida no formulário de encomenda, e sendo este o objectivo primeiro do site os consultores web da marca estão em falta. Deixo aqui um bom exemplo dentro do mesmo nicho, quer se goste ou não, a Telepizza (http://www.telepizza.pt) tem marcado pontos não só pelo site ser intuitivo e ter uma versão optimizada para Mobil mas por se posicionar na primeira linha com a possibilidade de se fazer encomendas através de um comando de televisão digital. Mas ao contrário da Pizza Hut, a Telepizza posiciona-se uma vez mais na liderança na entrega de pizzas ao domicílio. Isto diz muito de cada marca.

    E já agora gostava de ter uma opinião do Marco.

    1. Mónica,

      Entretanto o site de encomendas já mudou, já não é mesmo, mas adivinhe: Continua a ter front-page em flash, o que impossibilita o acesso no telemóvel ou no tablet. E sobre a Pizza Hut nada mais há a dizer. Enquanto este promenor não for resolvido é como se o site não existisse.

      Relativamente à Telepizza, estão a milhas de distância. Não há comparação possível. O site funciona: é essa a diferença.

  3. Quer aceder ao web-site de encomendas online?
    Experimente através do telemóvel https://encomendas.pizzahut.ibersol.pt em vez de http://www.pizzahut.pt/.

    Fora isso deixem de comparar a “Telepizza” com a “PizzaHut”! Porque? Simples!

    Segmentação Telepizza:
    – Delivery
    – TakeAway
    – Express (um? dois?)

    Segmentação PizzaHut:
    – Delivery
    – TakeAway
    – Restaurante
    – Express

    De facto observamos que a “PizzaHut” tem ali mais um segmento… não sei… talvez restaurante?

    Ora um website de uma empresa tem que contemplar um todo! Sendo que a “Telepizza” tem como target negócio somente entrega ao domicilio (Delivery) e TakeAway. Se uma empresa que somente tem target este tipo de negócio se não tiver um website bem “desenhado” seria simplesmente absurdo!

    No caso da “PizzaHut” tem dois targets de negocio bem distintos! Serviço restaurante e entrega ao domicilio (Delivery) e TakeAway. Não podem esperar que o website da empresa seja somente direccionado para o serviço de entrega ao domicilio… Afinal a empresa tem restaurantes…

    Pensem nisso… Porque criticar é fácil mas argumentar construtivamente nem por isso…

    No entanto poderá comparar o website https://encomendas.pizzahut.ibersol.pt com o http://www.telepizza.pt/ e verificar que esse o da “PizzaHut” se encontra a anos-luz em termos qualidade com o da “Telepizza”. Ai sim! A “PizzaHut” tem de trabalhar e melhorar!

    PS: Empresa que desenvolveu o website foi http://www.yomoc.com/

    1. “Experimente através do telemóvel https://encomendas.pizzahut.ibersol.pt em vez de http://www.pizzahut.pt/

      Isto não faz qualquer sentido. O endereço que TODA a gente vai tentar é pizzahut.pt e daí tem de ser fácil saltar para as encomendas, funcionem elas em que endereço funcionarem.

      No caso da “PizzaHut” tem dois targets de negocio bem distintos! Serviço restaurante e entrega ao domicilio (Delivery) e TakeAway. Não podem esperar que o website da empresa seja somente direccionado para o serviço de entrega ao domicilio… Afinal a empresa tem restaurantes…
      Pensem nisso… Porque criticar é fácil mas argumentar construtivamente nem por isso…

      Ter mais um segmento não invalida o outro. Uma pessoa que vá a um site de uma pizzaria terá 1 de 2 objectivos:
      – encontrar a morada de um restaurante (e neste caso o mais provavel até é usar o telemóvel no meio da rua e não vai conseguir porque o site está em flash);
      – fazer uma encomenda para casa (e nesse campo já disse o que tinha a dizer).

      Não me interessa quem fez o site. A minha crítica vai directamente para os gestores que não percebem que o que ali têm está mal feito, ponto. (Mas já que fala na empresa, o menu principal do site dessa mesma empresa nem o standard de mostrar o cursor “pointer” nos links respeita)

      1. Sendo que 46% da população segundo estudo da “Deloitte” já adquiriu ou pretende adquirir um “smartphone”, não me parece critico!

        E tendo em conta esses 46% não me parece a mim que quem queira encomendar o faça via Internet no telemóvel. E mesmo que assim o fosse a taxa de quem o faria seria mínima…

        Uma empresa não gere um negócio à base de 3% de clientes, mas sim num todo! E como todos nós sabemos não existe capacidade para se agradar a gregos e a troianos!

        Faça como eu! Telemovel e digite 707221122. Mas se não lhe agrada e tendo em conta que é todo virado para as tecnologias, nada como “adquirir” a app Skype e adicionar pizzahutpt.

        Se pretende mesmo fazer a encomenda online add nos Favoritos “https://encomendas.pizzahut.ibersol.pt/”.

        Se nenhuma das soluções que a empresa dispõe lhe agradam para adquirir produto com o dobro da qualidade da “Telepizza”. Simplesmente não encomende!

        Não sei qual será o problema da sua versão do flash mas o “pointer” que se refere está lá, se desejar poderei colocar um print para confirmar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string TEmgSd to the field below: