“Publicidade: Aqui não” é o que diz um autocolante na minha caixa de correio, e que a grande maioria das empresas parece respeitar, mas há sempre 1 ou 2 por semana que ignora simplesmente o aviso.
Uma vez um agente da ZON TV Cabo, vindo de terras de Vera Cruz, colocou um folheto na minha caixa de correio, e quando lhe telefonei a questionar se sabia ler, respondeu-me que foi propositado e que vai sempre colocar os folhetos em todas as caixas, com ou sem autocolante, e que até tinha dado resultado porque eu estava a ligar para ele e até poderia fazer contrato. Mas isto é apenas um exemplo de uma pessoa mal educada.
Voltando ao que me levou a escrever este post:
Normalmente ligo para as empresas que não respeitam o aviso “Publicidade: Aqui não!” perguntando-lhes se sabem ler. Era o que ia fazer à empresa “Vida 10 Unipessoal Lda.”, uma daquelas empresas que levam os velhotes a ver as amendoeiras em flôr, lhes dão um persunto e tentam ainda vender uma máquina de lavar, tudo no mesmo dia!
Ia fazer… mas não fiz, porque entretanto tomei mais atenção ao folheto, e já tenho a minha resposta:
Mas tipo prova? Bebe-se e descreve-se o vinho?
A localidade chama-se “Pinhal de Frades” e não bastando errar uma vez, erra-se duas!
Hoje pelos vistos foi dia de enfiarem publicidade enganosa nas caixas de correio…
Esta publicidade não é enganosa. Não devia era sequer estar na minha caixa de correio.
Alguém sabe dizer me o texto do lei (6/99)? Já estive a procura, mas não encontrei na ‘net. Adorava saber se há multa que pode ser aplicada…
Ligar para estes empresas é importante, porque normalmente eles contractam uma empresa para colocar os folhetos (Já falei com uma senhora que diz que ia se chatear muito com a empresa que estava a fazer isto)
É o que normalmente faço também e eles dizem sempre que vão resolver a situação com a empresa que contrataram. Algumas das vezes acredito, noutras não porque os folhetos da mesma empresa continuam a aparecer.
No caso do Continente/SONAE, resolveram muito rapidamente a situação.
Tive outro caso em que tinha “52 folhetos 52” de um ginásio, no mesmo dia. Liguei e imediatamente o dono do ginásio veio a minha casa ver com os próprios olhos, ficou branco!
Pronto, já encontrei:
http://www.dgpj.mj.pt/DGPJ/sections/leis-da-justica/livro-v-leis-sobre/pdf2215/l-6-1999/downloadFile/file/L_6_1999.pdf?nocache=1182265808.14
Coimas de 400.000,00$ a 6.000.000,00$ (20.000 a 300.000€). Já sabes o que dizer na próxima vez…
Ui ca bom!