De novo os cães vadios na zona da Escola EB 2+3 de Pinhal de Frades

Hoje chegou-se ao cúmulo: luta de cães no meio da rua, trânsito parado, pessoas com medo de serem agredidas, e a C.M. do Seixal continua sem resolver a situação.

Mais um email enviado:

Exma. Sra. Dra. Eugénia Borralho,

O meu nome é Marco Almeida e vivo e trabalho em Pinhal de Frades.

Tenho várias vezes contactado o seu departamento por telefone e email, o último dos quais reencaminho em baixo.

Liguei hoje para o seu serviço e fui atendido pelo funcionário José Pinto, que gentilmente me facultou o seu endereço de email.

A situação dos cães vadios nesta zona é neste momento caótica! Não se pode esperar mais pela resolução desta situação. Os moradores estão decididos a resolver a situação pelos seus meios, o bom senso tem imperado, mas a paciência tem limites.

Hoje comecei a ouvir um barulho insuportável de ladrar, há cerca de 30 minutos, vim à janela e deparei-me com os 5 cães vadios a lutarem entre si no meio da Av. 25 de  Abril, em frente ao portão da escola. O trânsito parado e ninguém saía dos carros com medo de serem agredidos, e alguns vândalos que frequentam esta escola (ou outros que aqui vêm, não frequentando a escola, para aliciar os alunos desta para prácticas “menos católicas”) a incentivar os cães aos gritos com os mesmos. Uma senhora que passou com um outro cão, este de estimação, teve de fugir porque um dos cães vadios se virou a ela.

Temos uma vizinha que mora na zona do centro de reformados que descaradamente todos os dias alimenta os cães na rua, mas sempre longe da porta do prédio dela, tendo inclusivamente na semana passada tido o descaramento de o ter feito à porta, e já na propriedade, da nova farmácia e clínica em frente à escola, dado que a mesma estava fechada nesse dia.

Neste email apenas lhe relato os dados recentes, mas por favor leia o email em baixo para se inteirar da situação por completo.

Estou certo que V. Exa. compreenderá a urgência da situação e tudo fará para a resolver, como se tratasse de uma situação na sua zona de residência.

É aconselhável que a vossa equipa, quando vier fazer a recolha dos animais, se faça acompanhar pelas forças de segurança (que aqui no Pinhal de Frades são a PSP) pois segundo sei já foram apedrejados por alguns jovens que andam aqui na zona da escola, não necessariamente alunos, (ou pelo menos por aqueles que gostam de assistir a este degradante espectáculo que aqui se passa, porque enquanto este espectáculo acontece ninguém repara no que se passa nas traseiras dos prédios…).

Fico a aguardar feedback e acção urgente da vossa parte.

Cumprimentos,

E cá se aguarda…

Já agora o email anterior foi este: https://blog.wonderm00n.com/2011/03/15/carta-aberta-a-c-m-seixal-sobre-a-zona-da-escola-e-farmacia-de-pinhal-de-frades/

Resposta em 2011-06-08:

Sr. Marco Almeida

No seguimento do vosso email, incumbe-me a Coordenadora do Gabinete de Intervenção Veterinária, Dr.ª Eugénia Borralho, de o informar que os 5 cães que estão abandonados perto da Escola de Pinhal de Frades estão sinalizados, e foi efectuada uma avaliação da situação.
Mais se informa que este Gabinete está a diligenciar no sentido de capturar os referidos canídeos.

Atentamente

Rosa Mestre
Assistente Técnico

E como o assunto nunca mais anda nem desanda respondo eu em 2011-07-07:

Exmos. Srs.,

Até agora a situação mantém-se. Qual o feedback que me podem dar?
Eu compreendo que estamos no Verão e haverá funcionários de férias, e que este tipo de actuações não façam brilharete no boletim municipal, mas se calhar era aproveitar agora que não há aulas e a escola está fechada para tratar do assunto destes cães de uma vez por todas, já que me informaram que uma das causas da não resolução era as crianças não deixarem levar os cães.
Além disso se não for feito agora, depois em Agosto e Setembro os funcionários da câmara andarão ocupados com os preparativos para a Festa do Avante e é uma chatice tratar da saúde pública dos munícipes em vez da festa…
Depois em Outubro e Novembro já há aulas e começa a chover…
Em Dezembro é época natalícia e não dá jeito…
E quando dermos por ela estamos em 2012!
Aguardo resolução.
Cumprimentos,

Junte-se à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string RZ1mnS to the field below: