A SPA defende a liberdade de expressão, mas só quando lhes interessa

A Sociedade Portuguesa de Autores colocou no topo do seu site um banner a dizer “Somos Charlie”, além de ter também publicado um post em que, e transcrevo, “condena o atentado terrorista no Charlie Hebdo e exige a punição dos criminosos e inimigos da liberdade de expressão”.

Isto seria tudo muito bonito se a mesma SPA não tivesse mandatado um dos seu directores falar com alguém com poder para pressionar um(a) blogger e ameaçá-lo(a) porque escreve umas coisas que a SPA não gosta, conforme relata a Maria João Nogueira no seu blog.

Ora uma entidade que pratica a censura, ao bom estilo do estado novo, não tem qualquer legitimidade para dizer que “é Charlie” ou que “exige a punição dos criminosos e inimigos da liberdade de expressão”.

Senti-me então na obrigação de partilhar, em comentário na página de Facebook da SPA, um link para o post da Jonasnuts e pedindo que tivessem vergonha.

spa_charlie

Adivinhem lá o que aconteceu? O comentário foi apagado!

Que grandes defensores da liberdade de expressão estes senhores me sairam…

Actualização 23:30: entretanto uma série de pessoas decidiram também comentar no Facebook da SPA sobre esta situação e os comentários são apagados em minutos. Será que o caso acaba como o da EDP?

  1. Há uns tempos eu e um colega de trabalho pensamos em fazer um software de entretenimento que iria incluir conteúdo audiovisual com direitos autoriais, tentamos nos informar do que precisávamos de fazer para estar tudo dentro da lei, isto incluía que taxas. Limitaram a dizer que não podiam ajudar e que teria que me dirigir diretamente ás editoras, depois disto perguntei-me a mim mesmo para que raio é que serve a SPA já que nem para cobrar são bons.

  2. Luís Lopes diz:

    Das Ensitel Effekt striked again! Check http://goo.gl/KJ4QBi.

    Mas “prontos”, “expilicaram”:

    “A página de Facebook da Sociedade Portuguesa de Autores rege-se pelas regras gerais do Facebook, conforme consta nos Termos & Condições da página.
    A SPA reserva-se o direito de remover comentários e discussões de utilizadores que façam comentários ofensivos, caluniosos ou que de alguma forma prejudiquem a terceiros ou o bom-nome da SPA, que apelem à violência verbal ou física, que provoquem discussões depreciativas e não construtivas poderão ser removidas da página.
    Estes são os motivos pelos quais apagamos comentários.
    A SPA informa que regista todas as opiniões, independentemente de concordar ou não com as mesmas.”

  1. […] pela SPA, como esta o baniu da página. Marco partilhou o caso no seu perfil de Facebook e também no seu blogue pessoal. “Uma entidade que pratica a censura, ao bom estilo do Estado Novo, não tem qualquer […]

Comentar

Please copy the string ZPe518 to the field below: