Se há coisa da qual eu não percebo nada é de canalizações, mas ainda assim parece-me um pouco estranho o que se passa na Av. 25 de Abril, em Pinhal de Frades, Seixal, senão vejamos os factos:

– A Av. 25 de Abril tem, no seu troço completamente alcatroado, 2.2Km.

– Não há mês nenhum em que não exista uma ou mais roturas nas condutas de abastecimento de água desta avenida.

– Entre ontem e hoje estão a ser, ou foram, terminados trabalhos de reparação em 3 pontos diferentes desta via.

av_25_abril_pinhal_frades_roturas_agua_3

av_25_abril_pinhal_frades_roturas_agua_2

av_25_abril_pinhal_frades_roturas_agua_1

Pergunto eu, honestamente, porque não percebo nada disto:

– Não faria sentido que a Câmara Municipal do Seixal decidisse, de uma vez por todas, substituir completamente as antigas condutas de abastecimento nesta avenida, poupando em dezenas de intervenções de emergência, muitas vezes à noite, que não apenas representam um custo (suponho que elevado) em materiais e horas extraordinárias dos funcionários, mas que também deixam a estrada num estado lastimável de tantos remendos que já tem, já para não falar nos custos indirectos relacionados com o lixo que chega às canalizações de cada habitação?

– Quantas vezes é que já se podia ter pago a obra se forem contabilizados todos os custos directos e indirectos que estas intervenções representam?

– Compreendo que é mais fácil justificar no orçamento municipal várias “reparações de emergência” do que uma “obra”, mas não seria um melhor uso dos dinheiros públicos?

Não sei… pergunto eu… (que pago impostos)


(A única vantagem que vejo nestes remendos é que o estado da estrada dificulta, cada vez mais, os automobilistas e motociclistas que, principalmente à noite, transformam esta recta num circuito de velocidade. E não Sr. Presidente Joaquim Santos, aquelas baías que mandou colocar junto às passadeiras não resolveram o problema. Ao contrário do que me disse, arrogante e pessoalmente, numa assembleia municipal, realizada precisamente aqui em Pinhal de Frades, é bem possível passar por aquelas baías a mais de 80Km/h. É vir cá um dia à noite e verificar a situação pessoalmente. Passa aqui gente a bem mais de 100Km/h todos os dias. Até porque sendo uma zona de 50Km/h, o argumento dos 80 é, vá, fraquinho. Até lhe ofereço um cafézinho cá em casa.)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string m43MS5 to the field below: