Carta aberta à C.M. Seixal sobre a zona da Escola e Farmácia de Pinhal de Frades

Cópia de email agora enviado à C. M. do Seixal

Exmos. Srs.,

O meu nome é Marco Almeida, residente da Rua Dr. Raúl Machado em Pinhal de Frades, junto à nova Farmácia.

Será certamente do vosso conhecimento a existência de vários, segundo as minhas contas 5, cães de grande porte, vadios, nesta zona.

Ainda há 2 anos quando para cá me mudei eram 2, mas a insistência de pessoas sem noção em continuar a alimentar estes animais, fez com que o número subisse.

A alimentação destes animais ocorre no descampado entre a minha rua e a Rua Mário Lopes Domingos, um espaço já de si sujo, onde estes animais comem, fazem necessidades e por vezes dormem. Peço a V. Exas. que tenham a decência de visitar este espaço em diferentes horários durante o dia e que verifiquem como ele é utilizado por alunos da escola para fumar, além de ser também frequentado por outros jovens, não alunos, delinquentes que se dirigem a este espaço escondido com motivos menos próprios.

Além disso os cães passam muito do tempo durante o dia na zona das paragens em frente à escola, e num jardim na esquina da Rua Mário Lopes Domingos e a Av. 25 de Abril, bem como no espaço entre a Rua da Paz e Av. Pinhal de Frades, menos frequentemente neste último caso. Todos estes espaços frequentados pelos alunos da Escola.

São cães sujos, não tratados, de grande porte, visivelmente com doenças. Tenho um filho de 2 anos com quem não posso usufruir dos poucos espaços arranjados que existem nesta zona. Eu não sujeito o meu filho a isto. Este é um caso de saúde pública!

Estes animais frequentemente percorrem a Av. 25 de Abril ladrando aos veículos que passam, e apesar de até agora não ter presenciado acidentes, isto apenas se deveu ao facto dos automobilistas serem obrigados muitas vezes a parar e sair das viaturas para enxotar os cães. Este é também um caso de segurança!

Depois vem o problema do conforto de quem aqui vive. Todos temos direito ao nosso descanso e viver em conforto. Estes animais passam a noite e dia a ladrar. Dado que a grande maioria das ruas em redor à zona referida são de vivendas, todas elas com quintais e quase todas elas com 1 ou mais cães, não será difícil compreender o que se passa quando um destes cães vadios começa a ladrar. Estou neste momento a escrever-vos este email com 3 destes cães a ladrar por baixo da varanda. Este é também um problema de conforto básico dos cidadãos.

Chegou à minha atenção que já tinha sido efectuada uma tentativa de recolha destes animais e que a mesma não teve sucesso dado que os alunos da escola “não deixaram” que levassem os cães.

Noutra situação que reportei, relacionada com um pino de cimento ilegal colocado por um morador num lugar de estacionamento público, uma equipa da câmara que veio para o retirar não o fez porque esse morador não deixou. Os meses passam e os serviços nunca mais cá voltaram para remover este pino que practicamente elimina um lugar numa rua em que o estacionamento é um problema urgentíssimo devido à existência da Escola e da Farmácia, dado que utentes de ambos os estabelecimentos chegam ao cúmulo de criar 2ªs e 3ªs filas enquanto esperam pelos filhos ou vão aviar medicamentos. Não raras vezes se assiste a “papás” que param o carro no meio da Av. 25 de Abril, à porta da Escola, ou na diagonal entre esta Av. e a R. Dr. Raúl Machado “só 1 minutinho até que o filho chegue”.

Parece-me claramente que as prioridades têm de ser revistas… e se necessário se use as forças de segurança para acompanhar os funcionários da câmara no cumprimento do dever da autarquia.

Estas forças de segurança são as mesmas que assistem a estas situações de trânsito por exemplo, impávida e serenas, já várias vezes foi abordada por cidadãos que aqui vivem pedindo que actuassem sobre aquilo que estão a ver no momento e que nada fazem dado que “estão no âmbito do programa Escola Segura”. Não me parece que estejam dado a quantidade de haxixe fumada debaixo da minha janela no espaço abandonado pela Câmara já referido neste e noutros meus emails.

Estamos a entrar na primavera e já se começam a sentir os problemas no espaço abandonado pela CMS entre a Rua Dr. Raúl Machado e a Rua Mário Lopes Domingos. Poças de lama misturadas com dejectos e restos de comidas dos animais. Vivo numa casa moderna, numa zona teoricamente calma e onde não posso ter janelas abertas devido por vezes ao cheiro, e sempre aos insectos que me entram pela casa dentro.

Continuo a receber resposta da vossa parte que este espaço está em estudo… Quando é que o estudo está feito?

Outra situação para a qual chamo a vossa atenção é a velocidade com que se circula durante a noite na Av. 25 de Abril sendo o barulho dos automóveis e motas suficiente para acordar os habitantes durante a noite. Dado que não existem lombas para diminuição de velocidade acho deveria ser atribuído à Av. 25 de Abril um nº de Autoestrada e começarem a ser cobradas portagens, dado que é exactamente como esta via é utilizada durante a noite: como Autoestrada. Parece-me que em tempos de crise estas receitas seriam bem vindas.

Agradeço que esta mensagem seja encaminhada para os pelouros responsáveis e aguardo feedback urgente, e efectivo, sem mensagens “automatizadas”, sobre estas situações.

Cumprimentos,

Marco Almeida

Adenda ao email:

No email anterior esqueci-me de referir que os peões da R. Dr. Raúl Machado são de segunda categoria e não têm direito a passeio, ou então está a acontecer  uma estratégia de marketing por parte da nova Farmácia obrigado os peões a circular por dentro dos arcos da Farmácia e Clínica e assim dando a conhecer os seus produtos e serviços, dado que o ponto de água para as obras destes estabelecimentos ainda existe e continua protegido por uma rede que ocupa tudo o passeio.

Veja-se a primeira foto deste endereço: http://parvoaestacionar.com/a-minha-rua-e-uma-fonte-inesgotavel-de-iparkl-0

Já agora sobre os problemas de estacionamento nesta zona, podem consultar as várias fotos em: http://www.google.com/search?q=pinhal+de+frades+site%3Aparvoaestacionar.com&hl=en&num=10&lr=&ft=i&cr=&safe=images&tbs=

Junte-se à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please copy the string yv1Fjk to the field below: